Carregando

O essencial sobre a BNCC

18/04/2018 | Conviva Educação

Com o apoio do Movimento Pela Base, elegemos os materiais essenciais para as secretarias municipais de educação saberem mais sobre a Base Nacional Comum Curricular aprovada em dezembro de 2017, que já deve ser presente nas discussões das secretarias de educação e educadores neste ano e em sala de aula em 2020. Leia os textos, assista aos vídeos abaixo, indique para seus colegas e façam boas reflexões!

 

Documento final:

Leia na íntegra a versão da Base homologada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017.

 

Guia de Implementação:

MEC, Consed, Undime, União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE) elaboraram o material com o objetivo de apoiar gestores estaduais, municipais e escolares na elaboração da proposta curricular de suas redes, com foco no regime de colaboração entre os estados e municípios. O lançamento da primeira versão do documento, em 2017, foi assunto desta videoconferência do Conviva

 

Vídeos sobre áreas de conhecimento:

Nos vídeos disponíveis no link acima, o MEC elaborou vídeos sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

 

Mitos e fatos:

A Base vai padronizar o ensino? Ela foi construída de forma apressada, sem ouvir a sociedade? A Base é um ponto de partida para as secretarias repensarem a formação de professores e materiais didáticos? Veja se algumas das afirmações feitas sobre a BNCC são corretas ou não, como na imagem abaixo.

Outro material que aborda este assunto é a reportagem 32 respostas sobre a Base Nacional Comum Curricular e o vídeo abaixo.

 

Orientações para secretarias municipais de educação:

Na área de Gestão Pedagógica da plataforma Conviva, você encontra os objetivos, as diretrizes, informações sobre regime de colaboração e construção do currículo.

 

Papel da BNCC e Competências:

Vídeos sobre a importância, o regime de colaboração, a estrutura da BNCC e as competências gerais indicadas no documento. Abaixo, veja o vídeo das competências:

 

Vídeos de 1 minuto:

Uma série de vídeos curtos foram elaborados para resumir respostas a dúvidas específicas. Veja só:

O que é a Base

O que muda na vida do professor e do gestor?

Como a base vai refletir nos materiais didáticos e avaliações externas?

 

Linha do tempo:

Conheça os principais marcos da construção democrática da BNCC, da Constituição de 1988 à homologação em 2017.

 

Guia da Base

O site de Nova Escola reuniu em um só link diversos dos materiais produzidos.

Notícias Relacionadas