Carregando

Os avanços dos municípios do Nordeste em 2018

07/11/2018 | Conviva Educação

Uma rotina que funciona, tem processos organizados, profissionais com clareza sobre suas responsabilidades e ferramentas que favorecem a o trabalho diário fazem parte da história de Maracás (BA), Boa Viagem (CE), Peri Mirim (MA) e Brejão (PE), conforme você lê abaixo nos depoimentos e assiste nos vídeos.

Acompanhe também as experiências de municípios de Sudeste e do Sul nas reportagens publicadas nas últimas semanas. E fique ligado: nas próximas semanas mostraremos as histórias do Norte e Centro-Oeste.

 

No município baiano de Maracás, organização e conteúdos que colaboram para a Gestão Pedagógica

“Os responsáveis pela Gestão Pedagógica na secretaria precisam ficar atentos o tempo todo para acompanhar novas leis ou orientações, verificar conteúdos para formações e organizar o trabalho das escolas. Para isso, a equipe desse setor utiliza a plataforma Conviva frequentemente para ter as informações ao alcance das mãos, em vídeos e textos, para inclusive compartilhá-las nos encontros mensais com gestores escolares e educadores.

O Conviva também é útil para colaborar com a organização dos compromissos da secretaria. Na Agenda, registramos os encontros com os gestores escolares. E com a opção de lembrete por e-mail, conseguimos garantir maior participação dos profissionais do que antes! Essas e outras facilidades que a internet nos possibilita são incríveis: hoje em dia é impossível pensar na rotina profissional sem ela.

 

Outra funcionalidade importante é a de calendário escolar. Registrando os dados no Conviva, organizamos as datas para que todos os profissionais sigam as mesmas orientações e possam se planejar no ano letivo.

Preenchemos todo o quadro de funcionários e pretendemos complementar as informações sobre a formação de cada um. Com todos os dados em dia, teremos o panorama de quem está de licença, quais são contratados, efetivos ou quem vai se aposentar. Também cadastramos todos os alunos por escola, e sabemos o quantitativo por turma, quantos saíram ou foram transferidos, acompanhando o código do aluno.

Ainda temos muito o que melhorar em nossa gestão, mas seguimos novos passos dia a dia! Estamos atentos para avançar na organização de outras áreas de gestão: transporte, alimentação e Plano Municipal de Educação.” Depoimento de Edilene Damasceno Santos, da equipe técnica da secretaria municipal de educação de Maracás (BA).

Assista ao vídeo realizado por Adineide de Novaes Santos, Dirigente Municipal de Educação de Maracás, sobre os avanços de 2018:

 

 

Organização dos estudantes, escolas e profissionais melhora a rotina da educação de Boa Viagem, no Ceará

“Desde que fizemos a importação dos dados do Censo Escolar 2017 no Conviva temos nos organizado para que cada escola da rede municipal fique responsável por atualizar os dados dos alunos (quantidade, nome e situação) e da sua instituição (dados técnicos, necessidades de investimentos e projetos desenvolvidos). Antes disso, a Dirigente Municipal de Educação (DME) precisava pedir dados a diferentes pessoas, e agora apenas consulta a plataforma e verifica o que precisa. Saber a formação dos profissionais e os cursos feitos, planejamos quais temas de estudo coletivo são mais importantes. Com as informações sobre quantos estão de licença, verificamos se é necessário fazer transferências para complementar o quadro de docentes.

Outros avanços que notamos no ano foram em relação à merenda escolar e transporte oferecido aos estudantes. Nossa nutricionista tem utilizado a ferramenta de Cardápio para registrar os itens servidos e os nutrientes per capita, procurando garantir que eles estejam se alimentando corretamente. Sobre a gestão das rotas de transporte, atuamos no acompanhamento dos recursos e na prévia de quanto será gasto, no remanejamento dos estudantes por rota e na organização dos documentos dos veículos. Nosso esforço é para que os estudantes estejam próximos de suas residências e o atendimento seja feito da melhor forma, com o menor custo possível.” Depoimento de Rossinauda Araújo, técnica da secretaria municipal de educação de Boa Viagem (CE)

 

 

Dados organizados e avanços na gestão em Peri Mirim, no Maranhão

“Desde que participamos do Fórum da Undime em 2017, me encantei com o Conviva e fiquei pensativa sobre as possibilidades de trabalho com a plataforma em nosso município. De lá pra cá, fizemos o cadastro da equipe da secretaria e identificamos quem ficaria responsável pelo preenchimento dos dados e apoio aos colegas. Em contato com a articuladora do Conviva no estado, participamos de formações e tiramos muitas dúvidas.

Hoje, nossa nutricionista já utiliza a plataforma com frequência: já fez o curso a distância sobre gestão da alimentação escolar e elabora os cardápios na plataforma antes de enviar para as escolas. Os demais funcionários colocam os eventos e reuniões na Agenda, e consideram o ambiente virtual uma referência para os compromissos! Nossos documentos ficam arquivados na área do município na Biblioteca. O responsável pelo Plano Municipal de Educação (PME) utiliza a ferramenta e as informações sobre o assunto na plataforma, e já organizou uma Conferência Municipal com base nelas.

Acreditamos que quando guardamos as informações do município de forma organizada no Conviva, economizamos tempo depois, porque conseguimos recuperá-las sempre, mesmo se necessitamos de urgência. Nossos dados de escolas, funcionários e estudantes estão cadastrados, então acreditamos que serão úteis, por exemplo para verificarmos as faltas e licenças dos profissionais. Ainda temos muito o que trabalhar, mas estamos animados com os resultados já alcançados em nossa gestão! Depoimento de Alda Regina Ribeiro Corrêa, Dirigente Municipal de Educação de Peri Mirim (MA). Abaixo, assista ao vídeo da Dirigente:

 

 

Brejão, em Pernambuco, já vê avanços com transporte, despesas e calendário

 “A nossa rotina está se transformando e ficando mais prática: com o Conviva, o volume de papeis que a secretaria armazenava já diminuiu e, através da plataforma, estamos encontrando respostas para nossas dúvidas. Os técnicos dividem-se para preencher as ferramentas, permitindo que toda a secretaria e o Dirigente Municipal de Educação tenham acesso a dados atualizados (veja imagem da equipe no topo desta reportagem).

O transporte escolar está cada vez mais organizado, porque temos controle das rotas, da quilometragem rodada e das despesas com combustível. Sabemos o consumo de cada veículo no mês! Também acompanhamos outros custos na Ferramenta de Receitas e Despesas, acrescentando os dados das transferências federais para planejar as ações.

Fizemos a importação dos dados do Educacenso para o Conviva e temos visto os benefícios de termos informações oficiais mesmo depois que o sistema do governo fica fechado. Com um banco de dados para basear nosso planejamento na plataforma, nosso Dirigente faz consultas sobre os dados de cada escola e dos profissionais lotados nelas.

Já estamos articulando a elaboração do Calendário Escolar de 2019 no Conviva. Em 2017 e 2018 usamos essa Ferramenta da plataforma e vimos o quanto esse processo ficou mais prático em relação ao que fazíamos anteriormente, quando era preciso pintar células para destacar eventos e fazer cálculos constantes. Nossa intenção é preparar nosso novo calendário antes da formação de início de ano letivo e entregar uma versão impressa a cada educador. Assim todos terão em mãos as ações que devem ser realizadas e conseguem se planejar.

Com a ferramenta de Plano Municipal de Educação (PME) migramos os dados que antes estavam disponíveis em Excel e PDF, e agora podemos fazer um acompanhamento mais preciso das ações e dos resultados.

Outro aspecto importante do Conviva é que a plataforma nos mantém informados sobre prazos e ações do governo federal, para não deixarmos nada para trás, ficarmos de acordo com as leis e conhecermos iniciativas de sucesso vindas de secretarias de todo o país!” Depoimento de Valber Anderson Rodrigues, técnico da secretaria municipal de educação e de Erivan Lopes Peixoto, Dirigente Municipal de Educação de Brejão (PE)

Notícias Relacionadas